luzesangue: Aguarda-nos a escolha entre a vida…

luzesangue:

Aguarda-nos a escolha entre a vida no espaço, a sobrevivência num planeta mutante, relatórios de estatísticas intímas, consultórios de pesquisas últimas, desastres pestilentos, dilemas morais, o controlo do futuro e a pesada e sincera luz do dia. A previsão é atroz.

1. Atraso

No primeiro momento, Nils Aall Barricelli chegou a Princeton, New Jersey, três meses depois do previsto, em Janeiro de 1953, para cumprir uma promessa antiga: a auto-reprodução da matéria através do uso da matemática. A descrição histórica deve evitar de forma constante a tentação do misticismo. Barricelli introduziu vários números aleatórios numa pequena matriz digital – alojada num computador imenso – para verificar se uma evolução similar à dos organismos vivos podia ocorrer dentro de um universo artificial. Em Abril, Crick e Watson anunciam a primeira descrição do ADN e revelam a estrutura molecular que codifica e sustenta a respiração do mundo. Em Maio de 2010, o J. Craig Venter Institute partilha com o planeta a existência de uma célula viva completamente controlada por um genoma sintético.

2. Contágio

“Há demasiados aviões no céu.”

3. Destino

As cores a ter em conta são o vermelho, o branco, o azul. Os números conspiram contra a fragilidade do sistema. Haverá vencedores e negociantes de instrumentos precisos, gente hábil que nem sempre será mercenária, redes de laboratórios interligados por fibra óptica, os organismos de Barricelli multiplicados, evoluídos, organizados em aplicações e cartéis. O livre-arbítrio é largamente professado apesar de se manter um previlégio dos poucos, como um rumor excitante que todos querem confessar. 

No futuro, o sangue e a informação celebram o protocolo de amizade que garante a emancipação do sacrifício, da privação, o pesar, o contributo forçado para a ética comum, o calendário e a jurisprudência.